A lipoaspiração, está indicada para remover os excessos de gordura localizada, que persistem em determinadas áreas apesar da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável. Essa distribuição, peculiar de cada pessoa, segue influência da genética.
Através da sucção dos depósitos de gordura localizada proporciona-se um remodelamento do contorno corporal tornando-o mais harmônico.
Em diversos casos, pode-se empregar em conjunto com a lipoaspiração a lipoenxertia, a estes dois procedimentos somados denomina-se lipoescultura.
A lipoenxertia nestes casos é utilizada para depositar gordura em locais nos quais há um volume de gordura menor que o esperado, proporcionando assim ainda mais equilíbrio ao contorno corporal.
A gordura utilizada na lipoenxertia é biocompatível, originária do próprio paciente, não tem toxicidade e uma incidência muito pequena de complicações.
Por este motivo, é considerada por muitos como o preenchedor ideal.
No entanto, a maior dificuldade é estimar qual percentual do enxerto será integrado ao tecido receptor e permanecerá permanentemente no local injetado.
Além do efeito volumétrico da gordura, estudos mostram ainda que células tronco e fatores de crescimento presentes no tecido adiposo causam um estímulo de regeneração ao local no qual ele é injetado, resultando frequentemente num benefício adicional de melhora do aspecto da pele.
Com este objetivo de estimular os tecidos receptores, a gordura pode ser injetada na face, cicatrizes e feridas.
(A lipoaspiração possui diversas denominações que podem confundir o paciente, mas na sua essência são apenas formas diferentes de chamar o mesmo procedimento)
Atualmente, a melhor denominação para esta técnica é Lipoaspiração de Definição Corporal.
Isso porque o grau de definição reproduzido na cirurgia pode ser baixo, médio e alto.
O nível definição indicado para o/a paciente dependerá das características corporais individuais, percentual de gordura e hábitos esportivos.
Curiosidade:
A Cirurgia do Contorno Corporal foi totalmente revolucionada na década de 70 do último século, quando Ilouz, cirurgião plástico francês, introduziu a técnica de lipoaspiração.
Atualmente a nova revolução se dá por conta do uso de novas tecnologias e da implementação das técnicas de definição corporal.
Faça sua pergunta sobre cirurgia, procedimentos, recuperação,
custos ou demais temas, diretamente para Lucas Gallotti – Cirurgião Plástico.
Rua 12 de Setembro nº 100 Centro - Canoinhas - SC